Ao acordar

Adormeço sempre que o despertador toca. Acordo de supetão com as virilhas transpiradas, visto as calças com cinco ou seis dias de uso, meto uma lata de atum e uma de milho na mochila e saio a correr para a estrada, que é onde eu moro. À beira da estrada. Se tiver sorte apanho o autocarro, caso contrário vou a pé pela via rápida com os condutores matinais a apitar-me e a fazer-me sinais feios. Os filhos no banco de trás, olham-me com pena e repúdio. Chego transpirado e ofegante ao comboio e sou sempre o último a entrar. Só há lugar para mim ao pé dos trabalhadores que se sentam no vão da escada. Geralmente são negros, ex-presidiários com chinelos da adidas e gorro escuro, no verão. Seguimos juntos por cima do rio tejo a olhar o rio e o horizonte, a caminho de lisboa. Uns sonham, eu geralmente sonho muito. Mais do que eles. O dia na organização é humilhante. Pedem-me para fazer as coisas mais escabrosas e as mulheres fogem de mim ao almoço. Mudo garrafões de água, mudo o papel à impressora, limpo e organizo. Quando saio, depois da hora estipulada, vejo o presidente da organização a entrar num jaguar. É um homem culto com óculos de aros coloridos e o escritório dele é o mais bem iluminado do edifício. Parece um avô simpático que se esquece de pagar bons salários. E é impossível odiá-lo por isso, pois é simpático e idoso. No fim do dia costumo jantar um croissant na estação do metro da alameda. Juntamente comigo está um amigo. Um tipo que compra às dez e às vinte raspadinhas. Sentamo-nos e vamos raspando, expectantes. Ele cheira a óleo, mas é um bom amigo. O meu melhor amigo. Por nós passam muitas pessoas. Mas eu sonho muito. Sonho mais que toda a gente. No fim, nunca nos sai nada. Despeço-me dele e volto a apanhar o comboio, sentado no vão da escada ou apertado contra as portas da carruagem. Mas eu sonho mais que eles.

Deixe uma Resposta

