Malcom X

Há muitos anos atrás, trabalhei num banco. Era, naquele tempo, um jovem de sangue quente e espírito arguto. Nessa altura andava a ler o Malcom X e na minha mão direita ostentava um daqueles anéis de ouro com duas siglas cravadas no meio. Fui o cabecilha de uma pequena conspiração para a minha equipa se bater por aumentos salariais e esse espírito reinvidicativo alastrou-se, mais tarde, pelo departamento inteiro. Lembro-me que andava a faturar bem. Tinha um fio de ouro, uma pulseira de ouro e até ponderei meter um dente de ouro. A dada altura a pressão foi tanta que o diretor aceitou sentar-se à mesa connosco, para nos ouvir. Foi numa sexta-feira. Ao almoço troquei as ideias finais com o meu mentor. Um escriturário da Câmara de Cascais afeto ao PSD que sabia a data da revolução liberal. Era moreno, baixinho e de rosto irónico como os contabilistas em fase de separação. O diretor era um abutre de ar relaxado e cabelo absolutamente puxado atrás. Calçava sapatos de camurça com berloques e nunca tinha meias. Tinha um estacionamento próprio para o audi topo de gama. Eu não gostava dele. Ele sabia usar as palavras e manipulava as pessoas para o seu próprio benefício. Dava-nos a volta enquanto o diabo esfrega um olho. E por isso a reunião foi péssima. Eu perdi o controlo. Os meus colegas atraiçoaram-me e as queixas resumiram-se ao café das máquinas, ao ar condicionado e à cantina. Todos se sentiram ouvidos e confidentes. A reunião foi um fracasso e eu mais tarde agredi o contabilista numa querela sobre os índios americanos. Ameacei de morte o meu chefe e em desespero de causa fiz um crédito na cetelem. Mais tarde fui despedido e fiquei a pagar o crédito durante alguns meses até que deixei de pagar o crédito e a falhar os pagamentos. As cartas começaram a acumular-se e as finanças meteram-se ao barulho. Finalmente vendi todo o meu ouro e desde aí, sempre que pego acidentalmente no meu exemplar do Malcom X, lembro-me desta história.

Deixe uma Resposta

