Sobre a realidade da fição

No porto, em frente ao bingo, uma rapariga já pele e osso, assustadiça e de braços cruzados, irrequieta num vai e vem. Ameacei parar porque reparei nos olhos escuros como um poço. Ela fugiu da lente e como um cão desconfiado veio atrás de mim. Abrandei e ela perguntou-me se eu queria uma mamada. Disse-lhe que não, por agora não. Ela insistiu e eu vi-lhe o rosto cheio de feridas abertas. Tinha uma barriguinha pendilhona com as calças a descair-lhe no que não tinha, rabo. Eu estava com a minha namorada. Ela insistiu. No fim pediu-me só uma moeda. Primeiro para comer, depois para os filhos e por fim era doente. Afastei-me e perdi a vontade de fotos. No dia seguinte uma miúda já mais roliça e de vestido justo, estava a pedir moedas junto da sé. Tinha um ar atrevido e era mexida. Eu estava cansado e sem paciência e não tive vontade de grandes conversas. Disse-lhe que não tinha moedas. Ela insistiu e outra vez, uma mamada. Não obrigado. Poucas horas depois cruzámo-nos junto à estação de são bento. Ela tornou a pedir-me uma moeda. Tinha uns braços tisnados com uma tatuagem e a pele era áspera. Respondi-lhe que ainda há pouco nos cruzámos e já lhe tinha dito que não tinha dinheiro! E fiz o gesto típico de bater nos bolsos. Ela respondeu, olha lá meu caralhete, achas que eu decoro caras? ainda por cima és feio como a merda. fouda-se, és mesmo parvo. Depois ignorou-me e voltou à sua tarefa. Não é difícil imaginar estas duas vidas que certamente não cabem numa fotografia. Sei que nunca iria conseguir chegar a estas duas pessoas porque são o reverso da mesma moeda e podem crer que não é fição.

Deixe uma Resposta

