Dona Wu

No sábado fui comer caril de frango na dona wu. Quando lá cheguei estavam várias crianças chinesas a estudar matemática na correnteza de mesas e a dona wu a queimar pauzinhos na cozinha. À porta estava (que suponho ser) o marido a fumar um longo cigarro agachado como os ucranianos fazem. Sentei-me e o marido estrábico de braços tortos terminou de fumar. Passou por mim e reparei que tinha os mesmos sapatos gastos desde que lá vou, há mais de 2 anos, e a uma camisola de lã grosseira rasgada por baixo do braço esquerdo. Lá se foi a arrastar para a cozinha e depois o palrar das ordens. Algo como “xuan zu zhi ku kan zu zu xu zi”. Dito e feito. Wooks, peças de dominó a cair ao chão e o lume a aumentar à medida que o sacana do chinês atira pós esquisitos para o meu frango. “Fooch Fooch”, o lume a subir e mais molho de soja contrafeito para o meu caril. Não imagino que raio de pó eles usam para o caril mas nesse momento entrou um outro chinoca mais novo com várias paletes ao ombro. Pareceu-me um trabalhador da huawei, carismático e com feições simpáticas. Nisto ele regressa da cozinha e serve-me. É normal um chinês diferente servir-me. Há sempre muitos chineses diferentes a servir-me na dona wu. Bom, nisto atiro-me ao prato e o rapaz vai atender uma chamada. Fico a observá-lo ao telefone. Os gestos e aquele cabelo espetado a crescer para todos os lados. Fiquei curioso e a dona wu deve ter pressentido o meu interesse, pois aproximou-se de mim como aqueles ninjas lá na china e diz-me ao ouvido: é o meu sobrinho, está na força aérea e hoje passou a oficial. Isso mesmo. Assim como surgiu, desapareceu atrás de mim num sussurro. O oficial da aeronáutica que sabe aquela matemática toda e passou nos exames físicos como os comandos, está aqui no bairrada-chinês a servir-me caril de frango e os tios (não sei os graus parentescos chineses) todos andrajosos sem o mínimo de exibicionismo. Deixou-me a pensar no nosso portugal dos quiosques e dos cafés e até tive vergonha quando fui pagar e pedi para colocar mais uma assinatura no meu cartão de acumulação de refeições e dei o meu número de contribuinte para a fatura.

Deixe uma Resposta

