Registo de palavras

Levo 110 registos nas palavras; polícia, prisão, pobre, bairro, crime, furto, fuga, droga, prostituta, insucesso, sujo e feio. Para equilibrar a coisa, surgem apenas 30 registos das seguintes palavras; azul, céu, sucesso, futuro, saúde, liberdade, educação, social, consciência e sereno. Fiz esta contagem sentado na penumbra do “Manuel Caçador” com a cabeça da garoupa pendurada a vigiar-me e uma velhota de bata encardida a tossir e a expectorar para o que me parecia ser um guardanapo. Paguei 40cent por um café torrado numa chávena lascada e suja. O balcão todo em alumínio emanava um odor pestilento com notas de urina avinagrada. É um sítio porreiro para se estar tranquilo a pensar na quantidade de palavras ou a ler um romance daqueles com capa dura. É um espaço cheio de sensibilidade com trolhas e velhotes de ar cenhoso a morrer. Também por lá pára o Vítor que costuma engraxar sapatos à porta do “Fraga”. É um velhote simpático, esteve no ultramar e casou-se na austrália com uma inglesa endinheirada, mas teve de fugir, disse-me. Já assentou tijolo e já teve uma casa com mais de duas divisões. Algumas separações e o azar no amor abateram-no. Diz que bebia, mas deixou. Está no caminho certo e agora vive tranquilamente num albergue. Tem um cacifo para guardar o material de engraxar e no inverno há água quente. É auto-suficiente e não precisa de ir aos Anjos nem a Sta. Apolónia. Tem jeito para engraxar e lida bem com os doutores da REN. Há dias que faz vinte mérreis e aos sábados e domingos descansa, porque também precisa. Disse-me que anda a poupar e prometeu-me que ia ler o meu livro, mesmo sem saber ler. Achei simpático. Eu faço o mesmo na vida. Agora que penso, não pesquisei pela palavra “amor”.

Deixe uma Resposta

